Primeiro balanço do "tempo regulamentar"

01 outubro 2005

OK, agora que já chegámos ao fim do "tempo regulamentar" é boa altura para um primeiro balanço, incompleto porque a grande quantidade de material recebido no último dia não nos deixou ter uma ideia precisa relativamente a alguns dados. Mas temo-la no que diz respeito a outros.

Uma das coisas interessantes do material da última semana é que foi todo brasileiro! Aparentemente, os brasileiros conseguem ser mais portugueses do que os próprios portugueses, pelo menos no que diz respeito a deixar as coisas para a última hora. Resta agora saber o que acontece no "prolongamento". Pode ser que a portugalidade dos portugueses se manifeste na sua máxima força durante esta semana. Sim, porque um verdadeiro português deixa acabar o prazo! Mas é bom alertar os nossos caros escritores nacionais que nos pediram mais tempo que é bom não serem demasiado portugueses, porque não contamos adiar o fim do prazo mais vez nenhuma. Ficam avisados.

Enfim, vamos aos números.

Tivemos um total de 60 submissões distribuídas por 34 autores, que somam cerca de 348 400 palavras que, se fossem todas publicadas, ocupariam 1090 páginas, mais coisa, menos coisa. Dos 60, dois contos são colaborações de dois autores, mas só um destes quatro autores também nos enviou trabalhos em nome individual.

Devido às últimas semanas, o Brasil acabou por nos enviar muito mais material do que Portugal. Do lado de lá vieram 39 trabalhos, que somam mais de 700 páginas; do lado de cá vieram apenas 21 trabalhos, que não chegaram às 400 páginas.

Houve muita gente que só nos enviou um trabalho (23 autores), mas também houve quem não estivesse com meias medidas e nos brindasse com bastante mais. O recordista enviou-nos seis contos. Em volume, no entanto, as contas são um pouco diferentes. Houve quem nos tenha enviado apenas 1500 palavras (5 páginas), mas também houve um autor que nos deu a ler 30800 (97 páginas). Oito foram os autores que nos remeteram mais de 50 páginas cada e sete enviaram-nos 10 páginas ou menos.

Julgo que estes números são quase definitivos, visto que não espero muitas submissões agora no "prolongamento". Muito me surpreenderia de ultrapassassem as cinco ou seis.

Os géneros? Bem, isso fica para depois, que ontem recebemos tantos contos que é impossível verificar o género a que pertencem todos. Vamos ter de ler aqueles que não são claros. Depois dir-vos-emos qualquer coisa.

0 comentários: