Primeiro balanço, complemento

05 outubro 2005

Pois bem: todos os contos submetidos no "tempo regulamentar" já foram lidos por pelo menos um de nós e já vos podemos deixar alguns dados novos.

Dos 60 contos, quase metade é de ficção científica, e entre os restantes géneros é o horror que domina. Os números antes dos contos que nos chegarão agora nesta última oportunidade são os seguintes:

- Ficção científica: 28
- Terror / Horror: 14
- Fantasia: 9
- Fantástico: 3
- História alternativa: 2
- Mainstream: 2
- Surrealismo: 2

Entre estes contos, 8 foram já removidos do processo de selecção, 2 estão prestes a seguir o mesmo caminho (falta só avisar os autores), 9 irão provavelmente seguir-lhes as pisadas dado que um dos editores os pretende excluir e falta só serem lidos pelo outro para uma confirmação (a experiência que temos tido até agora tem mostrado uma concordância razoável entre os dois no que toca aos contos que não consideramos adequados à antologia) e 14 são colocados por um de nós num patamar um pouco abaixo dos restantes, o que significa que provavelmente também acabarão por ser excluídos em favor de parte dos 27 contos que consideramos (os dois ou um de nós) mais adaptados ao que pretendemos. Estes 27 contos somam cerca de 635 páginas e deverá ser de entre eles (salvo algum desacordo profundo relativo a algum dos outros contos, ou aquilo que de bom nos chegue até dia 15) que serão escolhidos os textos que irão compor a antologia.

Uma vez que queremos ter a selecção feita a tempo do Fórum Fantástico, que decorre de 10 a 13 de Novembro, deverá ser já em breve que começaremos a contactar também os autores dos contos que vemos com mais potencial para fazer parte da antologia, especialmente aqueles que não têm mais de um conto "na liça". Fiquem atentos às vossas caixas de correio electrónico.

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que teria como sabermos o equilíbrio (ou não) entre autores e autoras?

Anónimo disse...

Ai, que a ansiedade é um bicho que corrói as entranhas... :-)