Autores e autoras, Brasil e Portugal

16 outubro 2005

Nos comentários, ali mais abaixo, foi-nos perguntado quantas autoras nos enviaram material, isto é, qual a participação de mulheres neste projecto.

Agora que já sabemos em definitivo quem nos enviou o quê, chega a resposta: fraca. As caras autoras de língua portuguesa pouco participaram e, consequentemente, o livro terá curta componente feminina. É que no total de 37 autores que contribuíram para o projecto, só 5 são mulheres (ou 6, se separarmos uma dupla de duas autoras), o que significa que o mais certo é que não passem de um ou dois os contos escritos por mulheres a fazer parte da selecção final. Não há qualquer hipótese de sequer tentar alguma paridade.

Quanto à proporção Brasil/Portugal, tivemos a participação de 24 autores brasileiros e 13 portugueses. Isto não quer dizer necessariamente que acabem na selecção final mais trabalhos brasileiros do que portugueses - na minha avaliação particular, ainda incompleta, entre os 14 contos que mais me agradam sete são brasileiros e os outros sete são portugueses.

1 comentários:

Anónimo disse...

Nossa, eu esperava que fosse desequilibrado, mas não tanto!