Deu-se início ao envio dos contos no formato aproximado do final (queria evitar a noção de «provas» porque o mundo do print-on-demand é mesmo assim mais volátil que o do bulk-printing, pois há sempre a possibilidade de imprimir um ou dois livros à experiência antes de se assumir uma versão definitiva) para os autores, para que revejam, efectuem as correcções e comentários que considerem necessários e devolvam, de preferência no prazo indicado no email (para antologia@tecnofantasia.com).
O que pretendemos nesta fase é as vossas indicações sobre:
- formatos propositados do texto, nomeadamente itálicos e negritos, separação de capítulos ou cenas, indentações, ou outros de igual natureza. A forma inicial de envio escolhida por alguns autores foi por ficheiros de texto ou PDF's, cuja transposição para o formato de impressão pode ter causado algumas perdas;
- palavras incorrectas ou construções gramaticais erradas, o normal de qualquer revisão textual;
- substituições de texto de última hora que, na vossa opinião de autor, sejam indispensáveis (mas por favor minimizem as mesmas).
(Esta revisão é particularmente importante no caso dos textos de autores brasileiros, nos quais, dada a diferença gramatical e lexical do português europeu e as particularidades do linguajar de alguns contos, foram minimizadas escrupulosamente as correcções.)
Os contos serão enviados em formato PDF. As correcções poderão ser feitas:
- de preferência no corpo do próprio ficheiro, mediante uma funcionalidade de inclusão de «notas» ou «anotações», que depois deverá ser devolvido na íntegra (a edição de PDF's e a inclusão de notas é apenas permitido pelo Adobe Acrobat ou então por um programa freeware descarregável na internet [pesquisem no Google por «Free PDF editor»]; infelizmente não é possível fazê-lo com o Reader);
- para quem isto não for viável, pode alternativamente enviar a lista de correcções no próprio corpo do email de resposta, indicando a página e o parágrafo em que se encontra o texto no PDF enviado.
Passo a passo, aproximamo-nos (finalmente!) da linha de partida.
Importante: na resposta incluam uma curta biografia vossa (máximo 10 frases), por favor. É possível que alguns mails tenham seguido, por esquecimento, sem esta indicação.