Revisão Quase Terminada

29 setembro 2007

O processo de revisão dos contos pelos autores está quase terminado. Falta, à data, enviar apenas dois, e receber, dos enviados, algumas revisões finais.

A paginação final consistirá:

  • na ordenação dos contos - que apresentarei em seu devido tempo, pois a par desta decisão encontra-se uma outra dúvida, de ficarem melhor numa arrumação por subsecções temáticas, ou apresentados todos de corrida; ambas as formas têm vantagens e desvantagens
  • na inclusão do prefário introdutor - basicamente um resumo do que foi o projecto, quais as intenções, como se enquadra na FC de língua portuguesa, uma apresentação sumária dos contos, e algumas considerações gerais;
  • e na escolha final de um título - esta também ainda por concretizar, havendo no passado uma proposta avançada pelo Jorge, que então me pareceu interessante, mas que agora, nesta fase do processo, penso que não será tão adequada quanto outras alternativas; de novo informarei quando concretizar.

Faltando ainda a confirmação final dos organizadores, a intenção é de lançar o livro no Fórum Fantástico. Se possivel (e isto agora também dependerá da empresa de print-on-demand, dos tempos de entrega, qualidade, etc), ter alguns exemplares à disposição previamente.

Entretanto, fica aqui a notícia, avançada pelo Roberto de Sousa Causo na sua coluna no Terra Magazine, de que a antologia Ficção de Polpa se encontra à procura de originais para os números 2 (dedicado à Ficção Científica) e 3 (dedicado ao Fantástico). Data limite: 31 de Outubro. E podem ler mais informações aqui (desçam ao fundo da página).

Deu-se Início à Revisão de Contos pelos Autores

11 setembro 2007

Deu-se início ao envio dos contos no formato aproximado do final (queria evitar a noção de «provas» porque o mundo do print-on-demand é mesmo assim mais volátil que o do bulk-printing, pois há sempre a possibilidade de imprimir um ou dois livros à experiência antes de se assumir uma versão definitiva) para os autores, para que revejam, efectuem as correcções e comentários que considerem necessários e devolvam, de preferência no prazo indicado no email (para antologia@tecnofantasia.com).

O que pretendemos nesta fase é as vossas indicações sobre:


  • formatos propositados do texto, nomeadamente itálicos e negritos, separação de capítulos ou cenas, indentações, ou outros de igual natureza. A forma inicial de envio escolhida por alguns autores foi por ficheiros de texto ou PDF's, cuja transposição para o formato de impressão pode ter causado algumas perdas;
  • palavras incorrectas ou construções gramaticais erradas, o normal de qualquer revisão textual;
  • substituições de texto de última hora que, na vossa opinião de autor, sejam indispensáveis (mas por favor minimizem as mesmas).

(Esta revisão é particularmente importante no caso dos textos de autores brasileiros, nos quais, dada a diferença gramatical e lexical do português europeu e as particularidades do linguajar de alguns contos, foram minimizadas escrupulosamente as correcções.)


Os contos serão enviados em formato PDF. As correcções poderão ser feitas:


  • de preferência no corpo do próprio ficheiro, mediante uma funcionalidade de inclusão de «notas» ou «anotações», que depois deverá ser devolvido na íntegra (a edição de PDF's e a inclusão de notas é apenas permitido pelo Adobe Acrobat ou então por um programa freeware descarregável na internet [pesquisem no Google por «Free PDF editor»]; infelizmente não é possível fazê-lo com o Reader);
  • para quem isto não for viável, pode alternativamente enviar a lista de correcções no próprio corpo do email de resposta, indicando a página e o parágrafo em que se encontra o texto no PDF enviado.

Passo a passo, aproximamo-nos (finalmente!) da linha de partida.

Importante: na resposta incluam uma curta biografia vossa (máximo 10 frases), por favor. É possível que alguns mails tenham seguido, por esquecimento, sem esta indicação.